Evento mundial reúne empresários e profissionais para discutir as tecnologias e inovações em Florianópolis.
Inovação com foco em tecnologia e soluções cada vez mais rápidas e eficientes de comunicação. Assim está sendo o CMS Innovation Fields Trip, evento de representatividade mundial que começou na noite do dia 11 e seguiu até sexta, 13, reunindo empresários, representantes políticos e diversos profissionais da área de inovação.
O encontro, além de possibilitar networking, tem como objetivo compartilhar experiências e discutir as ações tecnológicas criadas por empresas de Santa Catarina.
“Temos um modelo de criar oportunidades. Somos formadores de contatos, negócios. Unir essas pessoas, seus ideais e levar essa expectativa para um lugar geograficamente onde isso é montado e totalmente estimulado é nosso principal desafio. Esse modelo de Field Trip já acontece algum tempo levando grupos de executivos para fazer visitas em cidades do mundo que são focadas em inovação, com empresas que estimulem e fomentam esse sistema. Trabalhamos com 14 países e temos um ideal de fomentar o que acontece de inovação em cada um deles. E temos certeza de que aqui no Brasil existem modelos totalmente exportáveis, que podem ser divulgados e virar cases. Florianópolis já é considerado um centro de inovação, a ilha do Silício”, afirma a diretora de Desenvolvimento Corporativo da CMS, Elane Cortez.
O formato do CMS, que já passou por cidades como Atlanta, San Diego, San Francisco e Toronto, permite conhecer de forma mais dinâmica as soluções das empresas, pois além das palestras, os participantes têm a oportunidade de visitar as sedes onde algumas delas desenvolvem suas tecnologias de negócios.
A Flex Relacionamentos Inteligentes foi um dos destaques do evento. No segundo dia de atividades do CMS, os participantes conheceram o modelo de negócio Flex, bem como algumas de suas tecnologias desenvolvidas no Laboratório de Inovação (XLab), LinkLab e Language Lab, ambos localizados na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em Florianópolis – SC.
“Para nós é muito importante compartilhar informações com empresas do mesmo segmento e mostrar para alguns clientes o trabalho que a Flex vem desenvolvendo. Inovação é feita de compartilhamento. Ninguém descobre nada sozinho, todo mundo interage com as pessoas para achar novas soluções”, ressalta o presidente da empresa Topázio Silveira Neto.
EMPRESA E CLIENTES CONECTADOS
Após a apresentação do parque tecnológico de Florianópolis feita pelo secretário Municipal de Ciência e Tecnologia Marcus Rocha; e dos investimentos pontuados pelo vice-presidente de Mercado da Acate, Silvio Kotujansky, o diretor de Tecnologia da Informação da Flex, Kleber Bonadia, ressaltou os desafios e a importância da empresa estar conectada com seus clientes.
“Falamos hoje da transformação da voz ao digital. E o nosso usuário final está em constante transformação. As pessoas se comunicam na hora e no formato em que elas querem. E o nível de impacto deste processo é muito significativo. Hoje o cliente é mais rápido, mais inteligente e mais social. O desafio das empresas é saber como se reinventar. Então o estímulo ao erro, ao conceito de falhar rápido, metodologias de desenvolvimento de ideias e design thinking, startups são desafios das organizações. E quando a gente consegue ter o fôlego, como a Flex teve, de criar uma entidade apartada, dentro da mesma organização, mas que tenha o objetivo de desvendar tecnologias, de construir modelos que agreguem valor ao nosso negócio e ao usuário final, é um processo de destaque e que fortalece a branding da Flex, uma empresa inovadora. Tudo aquilo que hoje estimula o processo de inovação faz as empresas se reinventarem com mais facilidade para visão de futuro. Inovação não se declara, constrói uma cultura”, reforça Kleber.
Outro destaque Flex durante a apresentação foi o Zaas, solução Flex destacada pelo coordenador da solução Raphael Sens.
“Ele foi criado com o objetivo de levar as principais tecnologias que usamos dentro da Flex para o mercado, para empresas que desejam ter uma tecnologia de ponta em atendimento. E quando olhamos a transformação digital, do cliente, a gente já coloca o Zaas com esse viés. Como uma solução que leva essa tecnologia de ponta, voltada para falar com o cliente, na hora, no canal e da maneira que ele quer”, observa Raphael Sens.
Ao final das apresentações, que também contou com outras empresas do segmento, foi criado um momento para perguntas e discussões entre todos os participantes.
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