Cases de Sucesso

IPSOS

3 outubro 2018 • Equipe Flex BPO

Flex e IPSOS – Integração 360. Resultados Rápidos e Consistentes.

Prêmio CIC Brasil 2018 - Congresso Internacional de Gestão de Clientes

Desafio

A IPSOS é a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo atuante no Brasil e países como Argentina, Paraguai e México. E a Flex opera sua célula de telepesquisa para realização de pesquisa de mercado: 80% automobilística, 10% indústria e 10% variados (financeiras, cosméticos, Telecom, etc.). Com o objetivo de profissionalizar ainda mais os serviços prestados para seus clientes, agregando mais tecnologia e inteligência operacional ao negócio, o grande desafio da Flex foi migrar a operação interna da IPSOS preservando todo o know-how, investimento de tempo, recursos e aprendizagem já realizados em sua trajetória no mercado.

Solução

Para aperfeiçoar os processos de uma empresa do porte da IPSOS foi necessário entender a sua operacionalização. Por isso a Flex estruturou uma equipe multidisciplinar que acompanhou todo o projeto. As etapas foram cuidadosamente desenhadas e divididas em 14 fases, com duração de 90 dias, tanto para oferecer a máxima garantia e segurança para a IPSOS, como ao cumprimento rigoroso de cada etapa e atenção dedicada pela Flex as partes do processo. Também foi criado um plano de comunicação que englobou visitas ao site da Flex e entrevistas pessoais e de grupo, para a realização do convite oficial da migração. A contratação de 100% do time de desenvolvedores responsáveis pela inteligência do Sistema Especializado em Pesquisa (Siscati) e a mudança da operação para o site da Flex Moreira de Godói, no bairro Ipiranga em São Paulo, completaram as ações estratégicas de implementação.

Resultado

Os impactos dessa integração 360, com adesão de 15 sistemas distintos e recursos humanos, contribuíram para que hoje, com a Flex, a IPSOS atue no Brasil com: performance operacional diferenciada, total integridade, maior capacidade de crescimento das equipes para atender os meses de pico, maior geração de negócios, mais velocidade nas respostas, novas ferramentas e mais produtividade. A experiência de migração da operação IPSOS para a Flex também permitiu uma narrativa importante que ajudou a romper um paradigma e demonstrar que é possível realizar com excelência, e sem traumas, a migração de operações in-house tradicionais e altamente customizadas, para uma solução de outsourcing profissional, mesmo quando essa operação é responsável pelas atividades mais fundamentais e estratégicas do Core Business do cliente.