Futuro do atendimento ao cliente: tendências para 2020
23 outubro 2019 • Equipe Flex BPO
O futuro do atendimento ao cliente é agora! Conheça as principais tendências para 2020 e acelere suas oportunidades de negócio.
Com o avanço do processo da transformação digital, o cliente está mais exigente, bem informado e com muito mais autonomia sobre o processo de compra. Hoje, é preciso que as empresas se adaptem a esse novo perfil de consumidor que passou a definir as grandes tendências do atendimento.
De acordo com uma pesquisa anual da FGV, desde o ano passado o Brasil já tem mais de um smartphone por habitante. São 230 milhões de celulares ativos para uma população estimada em 210,1 milhões de habitantes, segundo o IBGE, o que revela o imenso poder que o consumidor possui na ponta dos dedos.
O cliente digital controla todas as etapas do processo de compra e é volúvel. A qualquer momento pode desistir de fazer negócio com você e fechar com um concorrente em poucos cliques na tela do seu aparelho.
Nesse ambiente extremamente competitivo, as mudanças acontecem cada vez mais rápido. As empresas precisam entender a atender os novos consumidores imediatistas e conectados para criar o futuro do atendimento aqui e agora. Nesse contexto a tecnologia surge com diversas soluções inovadoras para resolver esse desafio. Vamos conferir algumas delas?
As tendências do atendimento ao cliente para 2020
Com a transformação digital, tornou-se indispensável o foco total na experiência do cliente para o sucesso de um negócio. Por isso, destacamos aqui algumas tendências do atendimento que devem impactar o mercado cada vez mais a partir de 2020 e que podem ajudar sua empresa a potencializar resultados através de um melhor relacionamento com os consumidores.
Atendimento multicanal, omnichannel e na nuvem
O consumidor digital está acostumado com uma diversidade de canais para interagir e se ele está presente em uma série de pontos de contato, as empresas também precisam estar. Portanto a estratégia multicanal permanece como uma das tendências do atendimento mais importantes para 2020.
Mas não basta apenas oferecer vários pontos de contato. É preciso garantir a mesma qualidade de atendimento em todos eles e que todos interajam entre si. Ou seja, o desafio para 2020 é transformar o multicanal em omnichannel, integrando os canais de forma inteligente. Dessa maneira, o cliente se sente mais confortável e estimulado para iniciar a sua jornada de compra.
Por esse motivo, o atendimento omnichannel é hoje um dos maiores diferenciais diante da concorrência que uma empresa pode ter. Sua grande vantagem é a simplicidade, agilidade e flexibilidade que ele oferece. De acordo com a pesquisa CMO:
- Cerca de 42% dos clientes afirmam que se conectam através de diversos canais e que desejam misturar tudo, de acordo com o que querem e aonde estão.
- Uma equipe capacitada e pronta para ajudar em qualquer canal e no momento que o cliente deseja é valorizada por 47% dos entrevistados.
É necessário, portanto, disponibilizar os canais de comunicação que o seu consumidor deseja e integrá-los para uma interação fluida e sem atritos. Um cliente que consegue acessar um ou mais canais de sua preferência durante a sua jornada, sem a necessidade de repetir informações e com respostas rápidas, torna-se um consumidor fiel e um promotor da sua marca.
Com um atendimento omnichannel esse tipo de experiência é possível e cada dia mais empresas embarcam nessa tendência. Seja terceirizando na modalidade de BPO, ou incorporando soluções de software na nuvem que apresentam diversas vantagens e excelentes resultados, como o Zaas da Flex, por exemplo.
De acordo com um estudo do Gartner, até 2022, 70% das organizações no mundo vão incorporar a nuvem dentro de sua estratégia geral. Somente até o ano que vem, os investimentos das empresas brasileiras nessa tecnologia devem atingir 20 bilhões de dólares.
Esses dados e estatísticas mostram a força do impacto da transformação digital no relacionamento com o cliente e revelam que o atendimento omnichannel na nuvem não é somente o futuro do atendimento, mas já é o presente.
Personalização
As pessoas cada vez mais procuram serem vistas como indivíduos com necessidades e desejos únicos. Por esse motivo a personalização é uma forte tendência para 2020. Afinal, não faz mais sentido uma estratégia de atendimento padronizada para todos os consumidores nesse cenário, não é mesmo?
Principalmente, quando constatamos que o Contact Center de hoje está repleto de dados sobre os clientes e suas interações, o que permite oferecer experiências muito mais individualizadas. E este é um campo ainda pouco explorado e cheio de oportunidades. Somente 22% dos clientes estão satisfeitos com o nível de personalização que recebem atualmente, segundo levantamento da Segment.
Além disso, uma pesquisa da Salesforce mostra que 57% dos consumidores estão dispostos a compartilhar dados pessoais em troca de ofertas personalizadas ou descontos.
Por esse motivo, muitas empresas estão impulsionando seus resultados rapidamente através do uso de soluções e tecnologias como Data Science, Big Data Analytics e Business Intelligence, além de constantes estudos de mercado.
Os insights que essas ferramentas oferecem são o melhor caminho para criar uma experiência do cliente personalizada de alto nível. Com os dados obtidos em sua operação é possível monitorar o cliente durante toda sua jornada de consumidor.
Assim é fácil de entender qual é o momento certo para enviar conteúdos e interações personalizadas que o conduzam para a compra, de forma simples e eficaz.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) está aumentando exponencialmente seu impacto no atendimento ao cliente. Segundo um estudo do Gartner atualmente 14% das organizações utilizam essa tecnologia e quase 50% pretendem fazê-lo até 2020. O levantamento mostra ainda que até o ano que vem um quarto das interações envolverá algum tipo de tecnologia de IA. Portanto essa é uma importante tendência do futuro do atendimento.
Entre as maiores vantagens que a Inteligência Artificial oferece está a automatização de processos repetitivos e simples, o que libera os agentes humanos para lidar com questões mais complexas e prestar um atendimento personalizado de maior qualidade.
Longe de dispensar o toque humano, a tecnologia é somente uma ferramenta para ajudar a oferecer um atendimento mais completo. Quando bem aproveitadas, as soluções de IA como chatbots, URA inteligente e agentes virtuais permitem experiências mais personalizadas e relevantes de maneira ágil e conveniente para os clientes.
Isso significa, por exemplo, um suporte disponível 24/7 que pode responder imediatamente qualquer solicitação como as perguntas frequentes, uma segunda via de boleto, um status de pedido, entre outras coisas. Uma ferramenta de IA é capaz de aprender com todas as interações, cruzar dados e assim oferecer respostas assertivas e mais personalizadas.
Autoatendimento
Uma das grandes contribuições da Inteligência Artificial são as soluções para o autoatendimento. Esses sistemas buscam resolver grandes fluxos de suporte ao cliente, sem auxílio de atendentes humanos.
Um dos principais recursos tecnológicos que desponta como tendência para o autoatendimento são os chatbots. Até o ano que vem, a Salesforce prevê um aumento de 136% no número de organizações que utilizam essa ferramenta em relação a 2019.
Os robôs são facilmente implantados em URAs e ambientes online como site, redes sociais e aplicativos de mensagem, por exemplo. Com auxílio da Inteligência Artificial, aprendem com cada nova interação e podem ser programados para dar respostas humanizadas, que melhoram a experiência do cliente.
Esses recursos podem ser utilizados para questões recorrentes como solicitação de segunda-via, negociações de dívidas, dúvidas frequentes e outros.
Atendimento pelas redes sociais
Todo negócio tem de ir aonde o cliente está. E por isso as redes sociais são, a cada dia, mais uma tendência importante no relacionamento com o consumidor. Segundo pesquisa da ValueWalk, 63% dos clientes esperam que as empresas ofereçam suporte via rede social e 35% deles preferem utilizar esse canal.
Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e outras redes permitem aproximar-se do cliente para reforçar esse relacionamento, bem como oferecem uma série de vantagens, quando bem utilizadas, como:
- Melhora dos níveis de satisfação dos clientes;
- Redução de custos no atendimento;
- Aumento nas taxas de retenção, conversão e fidelização;
- Elevação do ticket médio.
Transparência e rastreabilidade
Na medida em que novas formas de interações online e tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data e Aprendizado de Máquina evoluem, elas também geram uma crise de confiança. O consumidor está cada vez mais consciente sobre a coleta e uso de seus dados. Isso exige das empresas mais responsabilidade, o que já vem acontecendo, principalmente após a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados, que estabeleceu um padrão de regras básicas a serem seguidas.
Isso estimula as organizações a centrarem o foco em dois pilares importantes para conquistar credibilidade junto aos clientes, que são a transparência e a rastreabilidade. Eles são fundamentais quando se fala em ética e privacidade e devem embasar todas ações e tecnologias adotadas, de acordo com os marcos regulatórios, como forma de estabelecer uma maior confiança entre consumidores e empresas.
Multiexperiência
Essa tendência apresenta uma transformação importante na experiência do usuário incluindo nela os conceitos de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista. Essas tecnologias imersivas chegam para causar um grande impacto na forma como as pessoas percebem o mundo digital e interagem com ele.
Tudo acontece através de acessórios e interfaces multisensoriais e multicanal, como óculos VR e sensores avançados de computador. Quando combinadas essas soluções oferecem experiências inovadoras que permitem comunicar-se com o público de uma maneira revolucionária através dos sentidos da visão, tato e audição.
Blockchain
As soluções que utilizam blockchain conseguem diminuir os conflitos gerados nas interações entre os diversos agentes do ecossistema de negócios, bem como reduzir custos e otimizar o tempo gasto nas transações. Para isso elas possuem a capacidade de automatizar processos e digitalizar registros, o que aumenta não apenas a eficiência, mas também a segurança.
Por esse motivo, o blockchain está em franca ascensão. Com essa tecnologia todas as transações podem ser rastreadas de forma efetiva e precisa, o que gera muito mais confiança e transparência para os clientes e para as empresas.
Conclusões sobre o futuro do atendimento
As mudanças da transformação digital no relacionamento com o cliente acontecem com mais velocidade a cada dia. Por isso, é preciso atenção para as tendências de atendimento que o mercado demanda.
Faz tempo que já não basta mais apenas oferecer um bom produto ou serviço. O cliente exige uma experiência personalizada de alto nível no canal, na hora e no dispositivo que ele quiser. Por essa razão, é necessário que as marcas aprimorem os seus serviços para que seus negócios permaneçam relevantes e rentáveis.
Mais do que nunca, é preciso entender melhor os hábitos e comportamentos dos clientes através do uso inteligente dos dados e adaptar-se para atender essas expectativas. Tecnologias inovadoras como atendimento omnichannel, Inteligência Artificial, chatbots e etc, são algumas das soluções para o futuro do atendimento.
Ser tratado de forma individual, com um atendimento personalizado de qualidade, que ofereça soluções mais ágeis, flexíveis e convenientes é o que o cliente quer agora mesmo. Por isso as ferramentas e estratégias do futuro do atendimento já devem estar presentes em seu Contact Center, aqui e agora.
Depois de ficar por dentro das tendências do atendimento para 2020, talvez você se interesse em saber mais sobre como utilizar tecnologias inovadoras para humanizar o relacionamento com o seu cliente. Veja no post Por que investir em atendimento humanizado na era digital?